INFORMAÇÕES TÉCNICAS

DESENHO E CONTRUÇÃO


As esferas transferidoras são multi-direcionais para a manipulação de materiais e são fabricadas em com materiais da mais alta qualidade.

Compõem-se de uma esfera com grande capacidade de carga, assentada sobre pequenas esferas de rolamento, e todo o conjunto encapsulado em uma capa semi-esférica. O alojamento pode conter um raspador para limpar a esfera de carga quando esta gira. O desenho reduz enormemente a fricção, permitindo que grandes cargas possam deslorcar-se com o mínimo de esforço.

Nossas esferas transferidoras, geralmente trabalham em qualquer direção, mas alguns modelos quando trabalham voltados para baixo, conforme mostraremos nas tabelas do catalogo, alteram as capacidades de carga.



MÉTODOS DE FIXAÇÃO


Aqui mostramos vários tipos de fixação de esferas transferidoras, uma ampla gama de montagem permite usá-las com materiais diferentes e variados. Dispomos de anéis de fixação para a maior parte dos modelos.
MATERIAIS

As esferas são fabricadas com diferentes tipos de materiais.

TipoEsfera de CargaEsferas de RolamentoAlojamento
13Aço Carbono
60-66HRC
Aço Carbono
60-66HRC
Aço Ferrítico
Zincado
14Nylon
6.6
Aço Cromo
60-66HRC
Aço Ferrítico
Zincado
15Aço Inox.
AISI 420
52-58HRC
Aço Cromo
AISI 420
52-58HRC
Aço Inox.
AISI 304
16Aço Inox.
AISI 420
52-58HRC
Aço Inox.
AISI 420
52-58HRC
Aço Ferrítico
Zincado

Lubrificação

Cada unidade é autolubrificada. Em casos especiais aconselhamos a lubrificação para o qual podemos incorporar bico engraxador.

Limpeza

Em condições de trabalho poluídas, deverá utilizar-se de um fluido apropriado. Para a limpeza recomendamos detergentes tais como parafina e para desbloquear se recomenda um produto como o WD-400. Em caso de dúvidas, favor consultem nosso departamento técnico.

Cargas de choque

Quando são calculadas as cargas, devemos considerar a possibilidade de impactos causados por superfície irregular. As esferas transferidoras com mola reduzirão o desgaste e evitarão danos ao receberem impactos de forma regular. As cargas de choque também podem ser reduzidas montando entre o assento da esfera e seu apoio um elemento deformável elasticamente por compressão.

As esferas transferidoras também podem converter-se em retrateis por outros meios, tais como cilindros pneumáticos ou hidráulicos, cames excêntricos ou alavancas. Estes sistemas devem estar programados para atuar em uma ou várias seqüências.

Auto-nivelamento

Este auto-nivelamento é conseguido montando-se elementos de borracha entre a esfera e seu assento.

Temperaturas

Para trabalhos ininterruptos, mínimo -30ºC e maximo +70ºC podendo suportar até +100ºC de forma intermitente. Para trabalhos em condições extremas de temperatura devemos montar raspadores especiais. Em ambientes limpos pode-se trabalhar sem raspadores à temperatura até +200ºC, utilizando o modelo 15 e com carga reduzida.

Velocidade de transporte da esfera

A velocidade máxima recomendada é de 1m/s.

Raspadores e Gaxetas

Ajudam a evitar a entrada de sujeira e cavacos. Pode-se omitir na fabricação sob-pedido.

MESAS DE ESFERAS








Montagem em ângulo
CÁLCULO DA QUANTIDADE NECESSÁRIA DE ESFERAS

O peso de unidade a transportar deverá ser dividido por 3. O resultado nos dará o valor da máxima carga que cada esfera poderá suportar.

Em aplicações onde a superfície de montagem é precisa ou quando esta superfície é flexível, podemos utilizar valores superiores a 3 para este cálculo. A dureza superficial e as condições da unidade a transportar devem ser consideradas para evitar que as esferas possam marcar a superfície.

Distancias

O "passo" é calculado dividindo-se a lateral menor da unidade a transportar por 3,5, por exemplo: se o lado menor é 350mm obtemos que a distância entre esferas deverá ser de 100mm. Isto nos garante que sempre 3 esferas estarão suportando a carga no lado mais estreito.


APLICAÇÕES


Existem inúmeras aplicações para as esferas transferidoras, onde as cargas podem ser transportadas em qualquer direção com suavidade, precisão e com o menor esforço possível.
 Algumas aplicações típicas incluem, manipulação de equipamentos e cargas (como indicado na figura), linhas de montagem, sistema de deslizamento de portas, mesas de maquinas, etc.
QUALIDADE DE FABRICAÇÃO

A ALWAYSE tem como norma a contínua inovação da gama de produtos, usando idéias criativas com o uso de maquinas CNC, além dos novos métodos de produção e inspeção.

Nossas maquinas especialmente desenhadas para testar as esferas transferidoras, usadas regularmente para verificar suas proporções, aliado a muitos anos de estudos e experiência, garantam um funcionamento correto reconhecido mundialmente.

PROCEDIMENTO PARA EFETUAR SEU PEDIDO

A COBRASMAM disponibiliza serviço técnico totalmente gratuito. Ajudando não só a selecionar a melhor esfera transferidora mais adequada para sua aplicação, mas também assessorando sobre aspectos de desenho, fabricação e manutenção de sua instalação.

COMO EFETUAR SEU PEDIDO

1) Normalmente só é necessário passar a referência do modelo (por exemplo: 1009, 1019 ou 530-0) e o tipo de material (por exemplo: 12, 14, 15, ou 16).

2) Em alguns casos requer mais informações, por exemplo:

           a) Tamanho do parafuso (dimensão N) e o diâmetro da mola de torção (dimensão W), também devem ser indicados, por exemplo: 3001-13-25 e 3004-13-16.9.

           b) Também podemos oferecer códigos com especificações especiais. Por exemplo:
                    • NO (sem óleo)
                    • NS (sem raspadores)
                    • NB (esfera de Nylon)
                    • PB (esfera de fenólico)
                    • DE (furos de saída da sujeira)
                    • SI (anel interior de aço maciço)

> Contate-nos <

Rua Conselheiro Lafayette, 928 - B.Barcelona - SCS - SP | Telefone: (11) 4226.3003 | Fax: (11) 4226.3100 |vendas@cobrasmam.com.br